Amor universitário

O amor, sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre pessoas, pode surgir em vários locais. Dentre eles, por que não na universidade? No entanto, quais seriam os efeitos na vida acadêmica destes estudantes por se apaixonarem e até mesmo ter um relacionamento nessa fase em que se encontram?

dating_gharrettpaon-800x400

A faculdade é época de novas experiências onde é possível encontrar pessoas com interesses afins, principalmente entre pessoas do mesmo curso. Então, a partir da amizade, pode ser que surja um relacionamento mais sério, como um namoro. Contudo, os relacionamentos amorosos podem ter surgido, também, antes do ingresso na universidade. De qualquer forma, em ambos os casos, há o amor universitário.

No caso das pessoas que namoram outras da mesma universidade, o convívio e os encontros se tornam frequentes. De acordo com a psicóloga Michelli Duje, isso pode se tornar em algo positivo ou negativo, dependendo da dinâmica do casal. Além disso, ela afirma que é importante manter a individualidade de cada um, um momento que se reconheçam também separados, se quiserem que haja um relacionamento saudável.

u43284904.jpg

Em relação aos estudos, a psicóloga afirma  “é preciso ficar atento com a divisão do tempo entre estudo e namoro. Se o foco passa a ser apenas o namoro, os estudos e o rendimento escolar podem ser prejudicados”. Por isso ela sugere que os casais conciliem o estudo e o namoro, aproveitando o tempo que passam juntos para estudar, realizar trocas e ajudarem um ao outro, lembrando sempre do comprometimento com a faculdade.

lsb_3

O possível isolamento do casal é também pontuado por Michelli, dizendo que consequências negativas podem surgir a partir desse comportamento, já que não há entrosamento com amigos, professores e outras pessoas senão a pessoa amada. Interferindo, segundo suas palavras, na “agenda de contatos” e futuras indicações de trabalho que esses alunos poderiam vir a ter após a conclusão do curso. Sendo assim, para que haja um relacionamento feliz, saudável e responsável nessa fase em que se encontram, é necessário que haja um equilíbrio no relacionamento, de acordo com a piscóloga.


Por Karoline dos Santos Tarnowski
Licencianda em Química na Universidade do Estado de Santa Catarina


Momento Químico. Dia dos Namorados (capa). Projeto PRAPEG: Programa de Apoio ao Ensino de Graduação. UDESC - Joinville - Departamento de Química. Ano 1, Nº 3. Maio/Jun 2015. 1-7 p.

Referências

– SIGNIFICADOS. Amor. Acesso em 24/05/2015.
– DUJE, M. Namorar na faculdade é bom ou ruim? Curitiba Psicologia. 2013. Acesso em 24/05/2015.

O que você achou desse artigo?