Entrevista com a Prof. Drª Karine Priscila Naidek

prof karine

A Professora Drª Karine Naidek é doutora em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica, Química Supramolecular e Nanotecnologia e atualmente leciona na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

  • Como foi sua graduação e pós?

Minha graduação foi Bacharelado em Química (2006 – 2009) pela Universidade Federal do Paraná. Logo no começo do curso, nas primeiras aulas de Química Inorgânica Experimental, realizei um experimento de desidratação de sais e me apaixonei pela área de Química de Coordenação (Complexos). Sempre que conseguia, assistia aos seminários que o Programa de Pós-Graduação promovia e em uma dessas oportunidades conheci meu orientador. Comecei a iniciação científica, como voluntária, em setembro de 2006, trabalhando com complexos trinucleares de ferro e nanopartículas magnéticas de ferritas metálicas. Em agosto de 2007, consegui uma bolsa de PIBIC e permaneci com ela até a entrada no mestrado; passei por várias linhas do grupo que estava se estruturando, mas meu projeto era focado em complexos trinucleares oxo centrados de ferro. Algo que me marcou durante a IC foi apresentar meu trabalho na forma de uma apresentação oral na 31ª Reunião Anual de Sociedade Brasileira de Química, em 2008. Participar de eventos científicos sempre foi algo incentivado pelos professores, pois é uma oportunidade de interagir com os outros pesquisadores (alunos e professores) de outros estados e países. Iniciei o mestrado em 2010, com bolsa do CNPq, com o desafio de dar início a uma nova linha de pesquisa no grupo, os filmes de Langmuir-Blodgett (LB), pois se tratava de uma técnica nova para o grupo, assim como a caracterização dos materiais obtidos. Durante o mestrado tive a felicidade de publicar meu primeiro artigo científico, sobre a síntese de nanopartículas magnéticas e esse artigo me rendeu um prêmio de quinto melhor artigo do PPGQ. Defendi o mestrado e ingressei no doutorado logo em seguida, continuando a trabalhar com filmes de Langmuir-Blodgett e complexos trinucleares de acetato de rutênio. Faltando alguns meses para a defesa, eu prestei concurso para a vaga de Química Inorgânica e fui aprovada, devido a isso, adiantei a defesa da tese, defendendo em 21 de dezembro de 2015. Iniciando, assim, em 2016 um novo capítulo da minha carreira.

  • Quais projetos você está realizando no momento? De Pesquisa e Extensão?

No momento, tenho um projeto de pesquisa com duas linhas: uma sobre complexos trinucleares de cobalto contendo ligantes derivados de Catecol, e a outra linha sobre nanopartículas magnéticas para diferentes aplicações. Na extensão, coordeno uma ação no programa de extensão Cientifi-Cidade, programa em parceria com os Professores Brenno e Catarinie; além disso, neste ano, continuo como coordenadora da Semana de Química.

  • O que é a Bioquímica?

Bioquímica pode ser definida como o estudo da química dos organismos vivos e sua química associada. Ele forma uma ponte entre a biologia e a química porque explora como reações complexas e estruturas químicas criam processos relacionados à vida. Na realidade, entretanto, a bioquímica não pode ser considerada como um ramo da biologia ou da química – a bioquímica envolve todas as interações existent es da menor molécula biológica com a maior célula existente.

Essencialmente, a bioquímica examina a estrutura e a função de componentes celulares (como enzimas e organelas) e os processos de moléculas de diferentes dimensões. Por exemplo, proteínas, ácidos nucleicos, açúcares e lipídios.

Simplificando, a bioquímica, pode ser assumida como a química da vida.

Uma mensagem para os Alunos e Professores: 

“Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier”

 


Por: Lucas Kunicki

Graduando em Licenciatura em Química


Momento Químico. Bioquímica (capa). Projeto de Extensão.
 UDESC – Joinville – Departamento de Química.
 Ano 4, Nº 20. Abr./Maio 2018. p.1-7

 

O que você achou desse artigo?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s