Entrevista com Vitória Bremer

Olá galera, tudo bem com vocês? Esperamos que sim! Eu sou a Daniella Will, aluna do curso de licenciatura em química da UDESC Joinville, e membro do projeto de extensão Jornal Momento Químico! O episódio de hoje é uma entrevista com uma convidada que trabalha em uma empresa de produtos de limpeza, onde conversamos a respeito do mercado dos produtos de limpeza, inclusive diante da pandemia. Espero que gostem!

Comentário inicial da convidada:

Oi, tudo bem? Meu nome é Vitória Bremer e eu trabalho na SV Domissanitário.

  • Como sabemos, a população brasileira consome muitos produtos de limpeza. Quando a senhora decidiu abrir a empresa, o que te motivou a isso? E como foi a sua trajetória até os dias atuais? Houve muitos desafios?

Quando meu pai comprou a empresa, que foi lá em 2009, era um futuro muito promissor. Ele pensava até mesmo porque não tinham muitos concorrentes, éramos nós, mais uma empresa pequena e os grandes fornecedores – Unilever, Ypê, Omo e Baby Soft. Então, na época, essa nossa empresa era completamente falida, meu pai a comprou falida. Ela não tinha nada, nome, marca, ou até mesmo bons produtos. E foi aí que meu pai decidiu reerguê-la e hoje, graças a Deus, a gente tem uma empresa grande e conseguimos nos manter com ela. Foi muito difícil o começo, até mesmo porque ela era completamente ilegal. Ela não tinha um registro de uma água sanitária, não tinha um registro de um desinfetante, não tinha uma notificação de um amaciante. Foi bem complicado colocá-la em dia, botá-la em um zoneamento industrial, fazer todas as notificações, registro de produtos, colocar um nome na praça (que era um nome manchado por não ter produtos de qualidade). Foi muito difícil mesmo até o nosso primeiro vendedor que começou a vender para nós em 2009 e ainda está conosco, inclusive às vezes lembramos daqueles tempos. E era completamente difícil botar o nosso produto na prateleira para vender, porque não tinha nome já que era uma empresa falida. Então foi realmente passo a passo, colocar num mercado, melhorar um produto e depois o outro, botar as questões judiciais em dia, já que tinha imposto atrasado. De fato, era completamente desnorteada a empresa, mas graças a Deus conseguimos colocá-la aos poucos nos eixos e fomos aprimorando nossos produtos trazendo mais qualidade.

  • Quais produtos de limpeza produz em sua empresa?

Hoje, o produto que a gente mais vende é água sanitária de 5l, mas a gente tem de 2 e 1l também. Produzimos hipoclorito de sódio a 5%, desinfetante, limpador perfumado, limpador multiuso, naftalina, amaciante, lava roupas concentrado e lava roupas coco e alvejante.

  • Existem diversos testes que são feitos antes que um produto seja aprovado para consumo, como por exemplo testes de pH. Poderia nos contar um pouco a respeito desses testes realizados na sua empresa?

Para todos os produtos que a gente desenvolve na empresa existe um livro que ele tem todas as fórmulas de produtos, por exemplo, como se faz um lava roupas concentrado, um lava louças ou um amaciante. Basicamente usamos a fórmula padrão e incrementamos quando analisamos se precisa de mais concentração, mais fragrância, mais cor e assim aprimoramos. Então, nós produzimos utilizando a fórmula antiga e levamos o produto para casa e testamos para ver se possui um cheiro bom, se não mancha ou se o ambiente vai ter uma fragrância agradável. Além destes, fazemos outros testes como o de pH em que medimos para ver se não pode danificar a mão da dona de casa, fazemos teste de concentração, também o de viscosidade e mais alguns outros, pois existem vários testes para se fazerem com vários aparelhos distintos, que é feito normalmente em laboratório pela técnica química responsável da empresa.

  • Desde meados de 2020 o Brasil tem enfrentado as consequências da pandemia e tomado diversas medidas em prol da saúde do cidadão brasileiro. Diante disso, houve um considerável aumento no consumo de produtos de limpeza e higiene. Como supriu esse aumento na produção desses produtos? Houve algum contratempo ou dificuldade enfrentada desde 2020 até agora?

Quando tudo isso começou, o coronavírus e a pandemia, nossas vendas principalmente de água sanitária e desinfetante cresceram muito, só que ficamos com muito medo, porque era uma doença completamente desconhecida e não sabíamos também muito a respeito de como lidar. Então o que nós fizemos foi dar férias a todos os funcionários e foi o mês (março de 2020) que a gente mais vendeu na história da empresa. Então ficávamos eu, meu pai, minha mãe e minha prima, nós já trabalhávamos na empresa antes registrados e quem continuou conosco foram apenas dois funcionários responsáveis pela entrega de produtos, ou seja, nós quatro e esses dois. Trabalhávamos de domingo a domingo desde às 6 horas da manhã até cerca de 22 horas, no domingo às vezes tínhamos uma folga em que parávamos de trabalhar perto das 13 horas. Ficamos bem contentes ao ver o povo se conscientizando e usando de fato a água sanitária e o desinfetante para fazer as limpezas de suas casas, pois querendo ou não ele mata o coronavírus. Então, acabamos fazendo dessa forma, trabalhamos mais para dar conta de entregar toda a demanda que a gente tinha nesse período de março, abril e maio principalmente, já que era algo completamente novo e desconhecido. Aos poucos fomos conhecendo a doença, entendendo como funcionava, o que acontecia e o que não, como afetava as pessoas, mas esses três primeiros meses foram muito conturbados e corridos.

  • Há alguma rede social que as pessoas podem estar procurando para acompanhar seus produtos, como um perfil no Instagram ou site? Gostaria de divulgá-lo para o público?

No Facebook vocês podem nos encontrar como @novolarsaneantes, e no Instagram como @novolarltda. Não postamos apenas sobre nossos produtos, também publicamos várias dicas de limpeza, por exemplo sobre como deixar sua casa mais cheirosa e agradável, suas roupas mais macias. Caso alguém tenha alguma dúvida sobre os produtos ou as regiões e mercados onde vendemos, é só nos chamar no Facebook ou Instagram que iremos ficar muito contentes em respondê-los.

Comentários finais da convidada:

E muito obrigada às pessoas envolvidas que nos chamaram para estar aqui e contar um pouco sobre a nossa história e trajetória. Muito obrigada!


Entrevista realizada por Daniella Will, graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Um comentário sobre “Entrevista com Vitória Bremer

O que você achou desse artigo?